Nutra suas cutículas em vez de removê-las!

Nutra suas cutículas em vez de removê-las!

A retirada das cutículas é quase uma unanimidade entre as brasileiras. No entanto, a prática de não retirá-las tem conquistado cada vez mais adeptas por aqui. Afinal, se as americanas e as europeias conseguem manter as unhas lindas sem remover as cutículas, por que não podemos fazer o mesmo?

O assunto pode parecer fútil, mas não é: a cutícula é uma proteção natural do corpo contra micro-organismos e infecções. Ao removê-las, é como se abríssemos as portas para a entrada de fungos, vírus e bactérias. Isso sem falar que muitas vezes durante a remoção das cutículas acabamos machucando a pele – ao tirar os famosos “bifes” –, o que torna a situação ainda mais crítica. Os motivos para manter as cutículas quietinhas no lugar não param por aí! A remoção das cutículas pode traumatizar a matriz das unhas, deixando-as fracas e quebradiças. E essa também pode ser a causa do surgimento de manchas e ondulações (que também podem ser ocasionadas por deficiências nutricionais).

Do ponto de vista estético, há quem jure que as unhas ficam mais bonitas quando retiramos as cutículas. Mas quem tem o hábito de mantê-las íntegras garante: sem essa etapa, a aplicação do esmalte se torna mais rápida, o acabamento fica melhor e ele dura mais. Como é possível? A lógica é simples: quanto mais removemos as cutículas, mais elas crescem. O corpo entende que houve uma lesão e envia comandos para que a pele se regenere e cresça. E se você continuar tirando tudo com o alicate, ela vai continua crescendo. No entanto, se esse processo for interrompido, o corpo compreenderá que a lesão foi curada, e aí basta cuidar das cutículas da forma correta para que elas, com o tempo, voltem a ficar fininhas e saudáveis.

O segredo para conquistar cutículas lindas? Hidratação! OK, e um pouquinho de persistência e paciência também. Se suas cutículas estão grossas, inicie o processo agora mesmo! São 5 passos simples: amolecer, esfoliar, empurrar delicadamente as cutículas, remover com o alicate apenas os excessos que já estão se soltando, hidratar e massagear as cutículas (neste site você encontra um passo a passo detalhado de como fazer isso!). Além desses cuidados, que deverão fazer parte da sua rotina semanal de manicure, é preciso beber muita água, nutrir suas unhas de dentro para fora e hidratar as cutículas várias vezes ao dia. Fique tranquila: não é preciso comprar produtos caríssimos para manter as cutículas hidratadas! Você pode fazer em casa o seu próprio óleo nutritivo para cutículas! Olha que fácil:

Óleo nutritivo para cutículas
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de jojoba
1 colher (sopa) de óleo de abacate
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)


Como fazer:
1. Despeje os óleos de jojoba e abacate numa garrafinha de vidro escuro (isso ajudará a conservar o óleo).
2. Adicione os óleos essenciais de melaleuca e de lavanda, feche a tampa e agite até misturar tudo.
3. Antes de usar o óleo para cutículas, agite bem a garrafinha e pronto! Basta massagear as unhas e cutículas com algumas gotas. Use diariamente (e sempre que sentir as cutículas ressecadas)

Esse óleo nutritivo é fantástico porque, além de nutrir e amaciar as cutículas, combina a ação anti-inflamatória do óleo essencial de lavanda com o poder antifúngico do óleo essencial de melaleuca (tea tree). Se você não encontrar os óleos de abacate e de jojoba em lojas de produtos naturais, pode usar azeite de oliva no lugar de um deles ou dos dois. Comece já a cuidar da saúde das suas cutículas e compartilhe com a gente os seus truques de beleza!
Fonte: http://blog.selecoes.com.br/

Aplicativo: Simples e bellas: Unhas decoradas
Aplicativo: Simples e bellas: Unhas decoradas

CONVERSATION