CINCO DICAS PARA UNHAS PERFEITAS


O Brasil é um dos principais consumidores de esmaltes em todo o mundo. Com tantas marcas, tipos e cores no mercado, não dá para ficar com a unha malfeita! Nós conversamos com a fundadora da rede Unhas Fast, Débora Alcântara, que dá as dicas das profissionais para fazer bem as unhas em casa.

1. Escolha dos materiais
Se você vai fazer unhas no salão, exija materiais descartáveis, como o palito e a lixa. “Não é aconselhável e nem permitido pela Anvisa que a lixa seja compartilhada”, explica Débora. Além disso, todo material cortante precisa ser esterilizado. Mesmo o kit de casa merece atenção especial. Você pode borrifar álcool 70 no algodão e, depois, passar nas pontas do alicate e da espátula. O ideal é a esterilização com vapor mas, se não for possível, o alicate deve ser limpo e embalado depois do uso para ficar livre do contato com o ambiente.

2. Cuidados com a cutícula
O tempo seco afeta as unhas e, principalmente, as cutículas. Por isso, sempre hidrate a cutícula e as mãos com produtos específicos para a região. Se preferir, passe hidratante nas mãos e nos pés e embrulhe por alguns minutos com toalhas molhadas em água quente. A cutícula é um capítulo à parte. “Ela é uma proteção da unha, mas muitas mulheres têm essa cultura de cutilagem semanal. Se for realmente cutilar, evite a unha muito funda”. Quem não quer mais retirar a cutícula pode reforçar a hidratação e apenas empurrar o excesso. “No início, você acha que está horrível. Mas, se você tomar todos os cuidados, logo ela para de crescer aceleradamente.”

3. Ordem das camadas
Antes de esmaltar a unha, retire toda a oleosidade das mãos. Se as unhas estiverem amareladas, aplique um pouco de pasta de dente branca e enxágue com água morna. Comece com uma base tipo primer e, em seguida, aplique as camadas necessárias do esmalte até alcançar a cobertura ideal. Para finalizar, não dispense o top coat. Outra dica é frisar a pontinha da unha, para garantir um acabamento melhor e evitar que o esmalte descasque facilmente. Depois, não se esqueça de um produto que facilite a secagem. Se não tiver o spray ou o óleo secante, mergulhe as unhas em água gelada.

4. Aplicação na dose certa
Na hora de aplicar o esmalte, coloque uma gotinha pequena no pincel, retire o excesso e aplique na unha. O ideal é começar do meio da unha para as bordas. Se você fizer o contrário, o esmalte tende a escorrer mais. Quando for limpar excessos, evite produtos que sejam oleosos. “Vaselina, óleo e cremes facilitam a remoção, mas também podem comprometer a durabilidade. Para retirar os excessos, o melhor mesmo é o removedor. Já vi gente colocando cola branca em volta da unha. Não testei, mas acredito que funcione bem”, diz Débora.

5. Qualidade do esmalte

Sabe quando você faz as unhas e acorda no dia seguinte com o esmalte todo amassado? Segundo Débora, esse é um sinal de que um esmalte velho pode ter sido adulterado com óleo de banana. Por isso, é preciso respeitar o prazo de validade e a textura do líquido. “Sempre que você abre o esmalte, ele entra em contato com ar e parte evapora”, explica Débora. Quando mais grosso, maiores são as chances de o esmalte soltar, por isso fique atenta à textura do produto. Para guardar os vidrinhos, prefira locais em temperatura ambiente.
Aplicativo Simples e Bellas Unhas Decoradas
Aplicativo Simples e Bellas Unhas Decoradas

CONVERSATION