Faça unhas perfeitas em casa!

Simples e bellas: unhas decoradas

Fazer as unhas é mais que uma prática higiênica e estética, é um verdadeiro ritual de beleza e relaxamento. Quem não gosta de chegar ao salão, estender as mãos e deixar que uma manicure profissional transforme nossas unhas de plebeias em unhas de princesa? Ou de príncipes! Afinal, recorrer à manicure tem sido uma prática cada vez mais comum entre os homens.
Só que a correria do dia a dia (além dos valores um tanto inflacionados dos serviços em algumas regiões) pode acabar nos levando à manicure com frequência menor do que gostaríamos… Mas isso não significa que você tem de ficar com as unhas feias! Não é tão difícil aprender a fazer as suas próprias unhas. Eu garanto! É verdade que no começo você pode se decepcionar um pouco com o resultado, mas com o tempo fica cada vez mais fácil. Com um pouco de prática, ninguém vai perceber que suas unhas não foram feitas por uma profissional

Você vai precisar de:


Algodão
Removedor de esmaltes (sem acetona)
Vasilha com água mornaVasilha com água gelada
Cortador de unhas
Lixa de unhas
Palito de laranjeira (eu uso palito de dente!) e espátula para empurrar a cutícula
Creme esfoliante (se não tiver, misture um pouco de açúcar com mel)
Alicate (opcional)
Par de luvas sintéticas ou filme de PVC (opcional)
Esmaltes (base, esmalte colorido, esmalte extrabrilho)
Spray de secagem rápida (opcional)


PASSO 1: Remoção do esmalte velho

Para remover o esmalte das unhas, embeba um chumaço de algodão com removedor de esmaltes e aplique sobre a unha. Não esfregue! A fricção exagerada acaba agredindo e enfraquecendo a unha à toa! Deixe que o removedor atue por alguns segundos e deslize o algodão sobre a unha. Repita até remover todo o esmalte.

PASSO 2: Corte das unhas

Lave bem as mãos e remova quaisquer sujeiras que possam estar sob as unhas. Mergulhe as mãos na vasilha com água morna – isso ajuda a amolecer um pouco as unhas e as cutículas. Use o cortador de unhas para cortá-las no tamanho e no formato desejados. Em seguida, lixe as bordas. Atenção: lixe em apenas uma direção para “selar” a borda em vez de levantá-la.


PASSO 3: Cuidado das cutículas

A primeira questão aqui é: cutículas – retirar ou não retirar? A cutícula é uma proteção natural e sua retirada pode deixar a unha mais vulnerável a infecções. No entanto, há uma questão cultural envolvida no hábito de retirá-las ou não. A maioria das brasileiras tem o costume de remover as cutículas; já as europeias optam por apenas empurrá-las. A opção é sua, mas, seja para retirar ou para empurrar, amolecer as cutículas vai ajudar bastante! Então vamos lá:
Lave bem as mãos com água morna e massageie-as com o creme esfoliante (ou o mel com açúcar). Dê atenção especial à região das cutículas, massageando cada unha. Calce um par de luvas ou cubra as mãos por 20 minutos. (Esta etapa é opcional, faz parte do ritual de beleza de suas mãos e unhas. Você pode pular para a próxima se estiver com pouco tempo.) Em seguida, enxágue bem as mãos para remover todo o creme esfoliante. Com a ajuda da espátula, empurre delicadamente a cutícula para “baixo” da pele ou apenas solte-a para remover com o alicate. Atenção: se optar pela remoção, cuidado para não se machucar. Se você não se sentir segura com o manuseio do alicate, apenas empurre a cutícula. Além disso, o seu alicate não deve ser compartilhado a fim de evitar o risco de infecções.

PASSO 4: Aplicação do esmalte

Comece mergulhando as mãos em uma vasilha com água gelada por 3 minutos. Para quê? Para evitar a formação de bolhinhas no esmalte, ora! A formação das bolhinhas está relacionada à evaporação correta do esmalte, e a temperatura mais alta das mãos interfere no processo, propiciando o aparecimento de bolhas. O mesmo vale para o vento direto sobre as unhas (soprar, nem pensar!) e para a aplicação de uma nova camada de esmalte antes que a primeira seque completamente. 


Quando as mãos estiverem bem fresquinhas, seque-as e aplique a base, a fim de tornar a superfície da unha mais uniforme para receber o esmalte. Depois que a base estiver seca, imagine uma divisão da unha em três partes: uma que vai da cutícula até margem livre (a ponta) e as laterais direita e esquerda. Com o pincel contendo esmalte suficiente para cobrir toda a unha, aplique na seção do meio até a ponta e depois repita nas duas laterais. Limpe as bordas em volta da unha utilizando o palito de laranjeira com um chumaço fino de algodão na ponta embebido em removedor de esmaltes. Usando o dedo indicador, limpe a extremidade da unha para retirar o esmalte. Quando as unhas estiverem secas, repita a aplicação fazendo uma segunda camada de esmalte. Por último, aplique o esmalte extrabrilho e finalize com o spray de secagem rápida.
Truque: em vez de usar o palito de laranjeira, eu uso um palito de dente! Como ele tem a pontinha bem mais fina, fica mais fácil retirar os excessos de esmalte sem borrar. O acabamento fica ótimo!
Outra dica é limpar a unha uma a uma, logo depois de aplicar o esmalte. Quando eu passo o esmalte em todas as unhas e deixo para limpar no fim, muitas vezes o esmalte já está meio seco e fica mais difícil de limpar.


Quando se faz a unha sozinha, o ideal é pintar as unhas de uma mão primeiro e só começar a pintar as unhas da outra quando a primeira já estiver totalmente seca (para evitar acidentes!).

Pronto! Agora você tem mãos macias e unhas lindas para arrasar por aí! Teste as dicas e conte para a gente se você conseguiu deixar suas unhas linhas como uma manicure profissional!

Fonte: http://blog.selecoes.com.br/

Simples e bellas: unhas decoradas

CONVERSATION