NOVE CURIOSIDADES QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE SUAS UNHAS

Além de cuidados com a estética, as unhas precisam de atenção extra também com a saúde e hidratação

As unhas são um dos artifícios de beleza que mais recebem atenção das mulheres, que adoram desfilar as pontinhas dos dedos sempre impecáveis com as cores mais diferentes ou nail arts inusitadas. Os cuidados com as unhas, porém, acabam ficando limitados aos diversos tipos de esmaltação, esquecendo de tantas outras particularidades, como a importância da hidratação e os sinais de outras deficiências do organismo. Está curiosa para descobrir tudo sobre as suas unhas e solucionar problemas que pareciam não ter jeito? Confira nove curiosidades que você ainda não sabia sobre as pontinhas de seus dedos:

1 - A unha é o que separa os humanos de outros mamíferos

No grupo dos mamíferos, apenas os humanos e os primatas têm unhas. Os demais exibem garras, que são necessárias para suas tarefas diárias.

2 - As unhas das mãos crescem em média 3,5 milímetros por mês

As unhas das mãos têm um crescimento médio de 3,5 milímetros por mês, mas que pode variar de acordo com os dedos. A unha média é a com crescimento mais rápido, enquanto o do polegar mais devagar. Porém, todas elas tendem a crescer mais durante o verão e as das mãos mais rápido do que a dos pés.

3 - Unhas dos homens crescem mais do que das mulheres

O dado pode até causar um certo estranhamento, mas a Academia Americana de Dermatologia comprovou que as unhas dos homens crescem mais rápido do que as mulheres. Essa ordem só muda durante a gravidez, quando as unhas tendem a aumentar com mais velocidade.

4 - Cortar as unhas frequentemente ajuda a crescer

Sabe aquele comentário comum nos salões de beleza de que cortar as pontinhas dos cabelos ajuda a fazê-los crescer mais rápido? A teoria vale também para as unhas. Portanto, para ter unhas lindas e longas, é melhor começar já a cortá-las com frequência. Aliás, as unhas também são feitas de queratina, proteína dos fios de cabelo.

5 - Manchas brancas não significam falta de cálcio

As unhas são capazes de anunciar deficiências de vitaminas ou doenças. Mas as famosas manchinhas brancas que tanto aterrorizam as mulheres não significam falta de cálcio no organismo. Na maioria das vezes, o aparecimento das manchas esbranquiçadas acontece apenas por algum trauma causado na raiz das unhas.
Aplicativo Simples e Bellas Unhas Decoradas
Aplicativo Simples e Bellas Unhas Decoradas

6 - Água é essencial para a saúde das unhas

A falta da água no organismo pode fazer o volume de sangue diminuir e por isso as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por isso, se o objetivo é ter unhas fortes e bonitas, a melhor solução é manter-se hidratada.

7 - A cutícula é uma proteção das unhas

A principal função das cutículas é proteger as unhas, por isso é recomendado que elas não sejam removidas. O hábito, comum entre as brasileiras, pode ser substituído por uma boa hidratação da área, garantindo unhas bonitas e cutículas quase invisíveis.

8 - Roer unhas é um dos hábitos nervosos mais comuns

Segundo levantamento do Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Transtornos Mentais, o hábito de roer unhas é um dos comportamentos nervosos mais comuns entre todas as pessoas. A ação, chamada de onicofagia, atinge cerca de 50% das pessoas entre 10 e 18 anos.

9 - Cortar as unhas a noite não traz má sorte


A lenda popular diz que cortar as unhas depois de escurecer traz má sorte. O fato é que a observação é pura superstição e os cuidados com as unhas podem ser feitos à noite sem problemas.

CONVERSATION